segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Como Fazer assinatura digital em um documento PDF

Para assinar documentos em PDF basta ter um Certificado digital pessoal.


Passo 1: Abra o arquivo em PDF que queira assinar e clique em ferramentas.





Passo 2: Clique em "Certificados".





Passo 3: Clique em "Assinar Digitalmente".






Passo 4Clique em "OK" para passar para próxima etapa





Passo 5: Com o mouse, clique e arraste para demarcar  o local que será exibida assinatura no documento. 



Passo 6: Selecione o certificado.



Passo 7: Criar assinatura assinatura.



Passo 8: Confirmar assinatura.


Passo 9: Após assinatura, será necessário salvar o documento assinado.



Passo 10: Abra o arquivo salvo para validação da assinatura. 

Possíveis erros:  
1 -  Pelo menos uma assinatura é invalida.
2 - Ao menos uma assinatura apresenta problemas.

Para solucionar estes problemas, acesso o link abaixo e siga as orientações:

Clique aqui para abrir o passo a passo para correção erros






































Boa Sorte


























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